Coordenador : Isabela Florindo Pinheiro
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389345.2201.369495.24022023
Departamento/Setor: TEM
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Programa
Publico Alvo : A partir do Programa descrito, diferentes públicos-alvos são esperados, como por exemplo, alunos de ensino médio e pessoas interessadas em cursos técnicos na área de engenharia. Também se espera um público-alvo mais técnico, a partir de pessoas que já possuem uma formação na área e gostariam de expandir ainda mais seus conhecimentos. Ademais, espera-se atendimento a diferentes setores da indústria e instituições públicas e privadas. Finalmente, prevê-se atender outros discentes e docentes de diferentes universidades nacionais. Como temos em torno de 300 alunos ativos no curso de engenharia mecânica, é esperado que a maioria seja atendida por este programa.
Local de atuação: Coordenação de Engenharia Mecânica (TGM) - Escola de Engenharia: Rua Passo da Pátria, 156, Sala 208, Bloco D, São Domingos, Niterói, RJ. CEP 24210-240. Laboratório de Termociências (LATERMO-UFF): Rua Passo da Pátria, 156, Sala 206-D, Bloco E, São Domingos, Niterói, RJ. CEP 24210-240. Laboratório de Refrigeração (LABREF-UFF): Rua Passo da Pátria, 156, São Domingos, Niterói, RJ. CEP 24210-240.
Objetivo
O objetivo principal do programa Movimento Inovar, como comentado anteriormente, é fomentar a colaboração entre a universidade, mais especificamente, a Engenharia Mecânica, com a comunidade local e empresas, criando projetos e iniciativas que contribuam para o desenvolvimento social e ambiental da região. Além disso, é fundamental garantir que as atividades da universidade estejam alinhadas aos princípios do ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) e estejam em constante evolução. Aliado a isso, a formação e capacitação dos colaboradores é uma medida fundamental para garantir a perpetuação do conhecimento e a manutenção da excelência das atividades da Universidade. Visando colaborar com os desafios e demandas da sociedade, identificam-se oportunidades para que a universidade e, especialmente a escola de engenharia, possa atuar como agente de transformação positiva na comunidade. Por isso, algumas vertentes já estão sendo trabalhadas desde o ano de 2022. As vertentes planejadas para este projeto multidisciplinar são constituídas por: (i) Otimização de Processos e gestão (Avriel, 1971); (ii) Sistematização e produção de conhecimentos com cursos de extensão (Kong, 2019 e Ngambi,2019); (iii) Criação de aplicativos e ferramentas digitais (Joorabchi,2013; Dekhane,2013; Glaser,2014; Oliveira,2017; Jabangwe,2018; e Orosz,2021); (iv) Serviços de Engenharia (Jensen,1996; DA-SILVA,2005; e Lee,2017); (v) Consultoria e assessoria (McClure,2011). Portanto, os objetivos específicos são: - Para a seção de otimização de processos e gestão, os objetivos centrais são a aplicação de melhorias na gestão pública e privada como casos testes para ferramentas de melhorias de rotinas. Com base nesse sistema, uma estratégia de comunicação (divulgação em redes sociais e fóruns internos) é adotada para promover os trabalhos oferecidos neste setor que necessitem da inovação digital. Para universidades, a ideia é a criação de um fórum, onde docentes e discentes informem a demanda e aqueles que possam auxiliar, podem se inscrever e abrir uma linha de comunicação. - Para a seção de serviços de engenharia, os objetivos centrais são o levantamento das necessidades da comunidade regional onde a universidade está situada e a utilização dos recursos humanos da própria universidade para promoção dessa assistência. Um dos exemplos é na área de refrigeração, onde temos docentes especializados que podem fornecer serviços de conserto de geladeiras e ar condicionado, além de cursos de refrigeração e split com demonstração em bancadas didáticas (foto da bancada atual presente nos anexos) - Para a seção de desenvolvimento de aplicativos, os objetivos centrais são a apresentação do modelo de programação e funcionamento de aplicativos web-based e nativos, inicialmente aplicados para gestão pública. Posteriormente, com base nos aplicativos desenvolvidos, cursos e palestras são criadas para tanto a comunidade interna da universidade, quanto para a comunidade externa. Um exemplo de mini-curso já implementado se encontra no anexo deste documento. - Para a seção de consultoria e assessoria, os objetivos centrais envolvem buscar a consolidação de parcerias entre diferentes departamentos para pré-dimensionamento de projetos de empresas e análise de viabilidade técnica, fortalecendo a interface extensão-pesquisa. - Para a seção de sistematização e produção de conhecimentos, os objetivos centrais requerem a criação de cursos e palestras para atividades de ensino e intervenção, promovidos tanto por docentes quanto por discentes de pós-graduação. Para discentes, as atividades de tutoria relativas aos cursos realizados geram créditos que contribuem para um currículo mais integrado, influenciando diretamente no nível da qualidade dos profissionais formados pela instituição. Todos os objetivos estão em consonância com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Engenharia Mecânica. Com o passar do tempo, novas ações serão planejadas e incluídas no programa.
Resumo
A extensão conceitua-se em um dos diversos pilares de atuação que a universidade pode produzir nos setores sociais à sua volta. Por ser considerada um centro de produção de pesquisa e conhecimento, é importante que a universidade tenha como um dos seus papéis compartilhar o conhecimento científico e tecnológico por ela produzido em prol dos interesses da sociedade. Também cumpre um papel fundamental no estabelecimento de canais de contato permanente com as demandas da sociedade. Por este motivo, o Movimento Inovar Engenharia Mecânica, desenvolvido pela Coordenação da Engenharia Mecânica (TGM), tem como objetivo principal a criação de um programa a partir de grupos de trabalhos temáticos para desenvolvimento de ações de extensão. Este programa é fruto de projetos já existentes, nascendo da necessidade de melhorar os processos e serviços na universidade. Porém, com o passar do tempo, o programa expandiu-se para o atendimento de diversos projetos de extensão desenvolvidos pela Coordenação de Curso, principalmente devido à mudança curricular proveniente das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2019. Portanto, para criação deste programa, planeja-se ações que auxiliem a comunidade externa através de: (i) consultoria de projetos e serviços de engenharia para comunidade; (ii) otimização de ferramentas e rotinas para gestão pública e privada; (iii) desenvolvimento de aplicativos para transformação digital de empresas e instituições de ensino; (iv) criação de material didático e cursos de aprimoramento para a sociedade. Com isso, será possível a integração ensino-pesquisa-extensão, possibilitando que a universidade estabeleça a convivência com as principais necessidades sociais da comunidade ao seu redor.